No mês de maio, os alunos dos 5º anos A e B das professoras Rose e Tânia, que trabalhavam em sala de aula a importância das florestas de Araucárias, resolveram fazer uma aula mais prática: trouxeram pinhão para cozinhar na escola.
Cada aluno trouxe de sua propriedade o pinhão maduro, catado do chão, que foi preparado pelas cozinheiras da escola e depois degustado pelos alunos e pelas professoras. A ideia teve bastante aceitação pelos alunos, que se esforçaram para trazer bastante pinhão. Foram trazidos cerca de 10 quilos!!!
A ideia surgiu das aulas de geografia e história, já que o próprio nome da nossa cidade, Araucária, tem origem da grande quantidade de pinheiros que aqui existem. Também foi trabalhado com os alunos a conscientização e a importância da preservação do Pinheiro-do-Paraná, que é uma espécie que se encontra em risco de extinção.
Também envolvendo o tema trabalhado, sugerimos algumas receitas deliciosas com o pinhão:
Farofa de Pinhão
20 pinhões cozidos e picados
200 g de bacon frito
1 calabresa frita
3 dentes de alho
1 cabeça de cebola
1 maço de cebolinha verde
1 pacote de farinha temperada (250g)
Modo de preparo:
Fritar o bacon, a calabresa (cortada em cubinhos), o alho, a cebola e a cebolinha. Em seguida, coloca o pinhão picado e a farinha temperada. Mistura tudo e sirva. Bom apetite.
***
Sopa de Pinhão
30 pinhões cozidos e picados
6 batata
250g de costelinha defumada
100g de bacon
5 batatas-salsas
1 xícara de arroz
3 cenouras
500g de músculo bovino
1 tablete de caldo de carne
Salsinha e cebolinha a gosto
Modo de preparo
Cozinha todos os ingredientes, colocando os pinhões por último, quando notar que os demais ingredientes já estão bem cozidos.
Estas são receitas típicas do inverno paranaense, saborosas, nutritivas e muito fáceis de fazer.
As receitas foram trabalhadas entre os conteúdos de Língua Portugusa.