quarta-feira, 23 de maio de 2012

Com a mão na massa!

Ainda na semana do dia das mães, os alunos dos 4º anos A e B tiveram uma aula diferente. Abandonaram lápis e cadernos e foram pra cozinha.

Sob a orientação das professoras Édina e Luciane, os alunos prepararam biscoitos para presentar suas mães. Cada aluno trouxe algum dos ingredientes de casa, como farinha, margarina e açúcar, e também os utensílios de cozinha, como as formas, vasilhas e o rolo para estender a massa.

Os alunos foram divididos em pequenos grupos e, com a ajuda das professoras, vestiram luvas, toucas e aventais e literalmente colocaram a mão na massa para preparar as bolachas, cortar com os moldes, enfeitar e colocar nas formas para serem assadas. A aula complementou assuntos trabalhados anteriormente em sala, em matérias como Língua Portuguesa e Matemática, que incluiu também atividades realizadas com os computadores do projeto UCAA.

Com a ajuda também das cozinheiras, Roseli e Terezinha, as bolachas foram assadas nos fornos da cozinha da escola e os alunos levaram para casa, para presentar as mães.

Você pode conferir algumas imagens dessa aula bem divertida.






















Como foi minha experiência de fazer bolacha na escola?
Foi ótimo! Uma sensação incrível. Nunca fiz bolacha, só algumas coisas. As nossas professoras Édina e Luciane nos ajudaram muito. Sem elas não tínhamos conseguido. Nos colocaram em grupos, cada dupla trazia alguma coisa, como: a Karla trouxe trigo, forma, margarina e uma vasilha pequena. A Eloiza trouxe açúcar e eu trouxe forma e o rolo. Foi legal todas as duplas trabalhando cada um em uma mesa fazendo os detalhes, enfeitando, cortando a massa, enfim, até brincando. E ficaram gostosas!


Este texto foi produzido pela aluna Kety Caroline de Oliveira, do 4º Ano B, da professora Édina. Na foto acima, as alunas Kety, Eloiza e Karla preparando a massa das bolachas com a supervisão da professora.

Como foi receber de meu filho a bolacha feita por ele na escola
Foi muito emocionante receber um presente diferente do meu filho. e saber que foi feito com suas próprias mãos, não foi algo comprado e sim feito pelos nossos filhos com muito amor e boa vontade. Mais que o sabor gostoso da bolacha, foi mais saboroso saber que foi feito por eles. A criança é verdadeira e espontânea, por isso tenho certeza que foi feita de coração. Adorei.
Obrigado também às professoras e à escola por essa oportunidade.
 

A declaração acima foi escrita pela Cláudia, mãe do aluno Alisson Fernando Furman, do 4º ano B. Na foto acima, os alunos Alisson e Claudomiro mostram suas bolachas prontas para serem assadas.

Os textos acima mostram como foi positivo o saldo dessa animada aula, uma experiência diferente que mexeu com os alunos e também envolveu as mães. Parabéns para a iniciativa das professoras Luciane e Édina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário